DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Novas regras de registo de domínios

ICANN: Polémica nos novos domínios

ICANN quer mais dinheiro

ICANN aprova novos domínios de topo

Corrida aos novos domínios já começou

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  06/06/2001 - Ana C. Vieira Enviar por email   Versão impressora
Web multilingue em compasso de espera
 
  Web multilingue em compasso de espera

Alguns membros do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade que regula o registo de domínios na Internet, pretendem um adiamento da introdução de nomes domínios que não façam uso do inglês, alegando que a Web não está preparada, de acordo com a Associated Press.

Apesar das aspirações de muitos utilizadores, que pretendem endereços de e-mail nos seus idiomas, um comité da ICANN encorajou as companhias que registam os nomes a esperar até Agosto, altura em um grupo de trabalho específico se irá juntar para criar standards para domínios com caracteres estrangeiros.

O ICANN já deu a conhecer as suas recomendações, mas as discussões foram, até agora, informais e não levaram a nenhuma decisão concreta, tendo sido dirigidas ao organismo acusações de estar a dificultar o processo. O debate reflecte as dificuldades de criar uma Internet verdadeiramente global, diferente daquela construída pelos EUA, com o inglês como língua de referência.

O ICANN foi criado pelo Governo norte-americano para regular o sistema de registo de nomes de domínios, tendo sido delegada a criação de standards de domínios para o Internet Engineering Task Force.

Apesar de aquele grupo de trabalho ainda não ter dado luz verde à Internet multilingue, a VeriSign já arrancou com a fase de testes dos novos standards para domínios. Com efeito, a VeriSign permite que sites utilizem caracteres estrangeiros seguidos de ''mltbd.com'', o que permite segregar esses nomes na eventualidade de problemas.

Louis Touton, do ICANN, declarou que a VeriSign concordou em adiar a implementação do sistema até ao fim do mês. No entanto, a companhia sente-se tentada a avançar antes da conclusão dos standards.

Refira-se que, actualmente, o sistema que lida com os endereços on-line compreende unicamente 26 letras inglesas, 10 números e um hífen. Os testes da VeriSign prevêem registos em ``.com,'' ``.net'' and ``.org'' numa dúzia de idiomas, incluindo o chinês, o árabe e os caractéres europeus acentuados.



< Notícia anterior
Nevada aprova lei sobre jogo on-line
Notícia Seguinte >>
Amazon.com será rentável em 2002


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação