Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
ICANN aprova novos domínios de topo

Eleita nova direccção da ICANN

Corrida aos novos domínios já começou

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  06/04/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Novas regras de registo de domínios
 
  Novas regras de registo de domínios

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade que gere os domínios de topo na Internet, anunciou alterações ao acordo que mantinha com a VeriSign no que diz respeito à gestão do registo dos domínios .com, .net e .org, assinado em 1999 com a Network Solutions (entretanto comprada pela VeriSign). A principal novidade é a perda da gestão do domínio .org a partir de 2003.

Os novos termos do contrato existente entre a ICANN e a VeriSign, que ainda terão que ser alvo de ratificação por parte do Departamento de Comércio dos EUA, alteram significativamente o actual acordo.

A nova proposta pressupõe a divisão da gestão do registo de domínios em três processos separados, cada um para o seu próprio domínio. O acordo para o sufixo .org expira no final de 2002 e a VeriSign ficará impedida de voltar a concorrer. De acordo com a ICANN, a gestão deste domínio ficará a cargo de uma organização sem fins lucrativos ainda não especificada.

O actual acordo para o .net termina no início de 2006 e o .com em 10 de Novembro de 2007. No entanto, nestes casos, a VeriSign poderá voltar a concorrer, ''desde que cumpra os critérios definidos para o efeito'', refere a ICANN em comunicado.

Quanto aos acordos para a gestão das sete novas extensões para os domínios de topo na Internet (''.biz'', ".info", ".pro", ".museum", ".aero", ".name", e ".coop"), aprovadas pela ICANN a 17 de Novembro de 2000, seguirão as mesma normas agora propostas, retirando os privilégios actualmente existentes para a VeriSign e colocando-a a par das outras entidades concorrentes.

As novas regras pressupõem ainda um conjunto de exigências junto da VeriSign, entre as quais se destacam a entrega de cinco milhões de dólares à entidade que irá gerir o .org a partir de 2003 e também o compromisso de investir pelo menos 200 milhões de dólares em investigação & desenvolvimento e infra-estruturas, investimento este que deverá focar-se no desenvolvimento de um WHOIS universal capaz de abarcar todos os domínios de topo no DNS (Domain Name System).

De acordo com o comunicado da ICANN, todos estes pontos foram discutidos com a VeriSign, que acabou por concordar com a proposta.



< Notícia anterior
Concurso para DVB-T abre a 7 de Abril
Notícia Seguinte >>
Comissão Europeia investiga Intel


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação