A NASA vai fazer-se cobrar por serviços de estadia à agência espacial russa Rosaviakosmos, pela estadia do primeiro turista espacial, Dennis Tito, na Estação Espacial Internacional (EEI).
Quando terminar a visita de Dennis Tito à EEI, será entregue a factura à agência espacial russa, conforme declarações de Daniel Goldin, administrador da NASA.
A Rosaviakosmos já acordou em reembolsar a NASA por qualquer atraso na construção da EEI e pelo tempo de mão-de-obra dos astronautas gasto em baby-sitting ao milionário de 60 anos que pagou 20 milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de contos) para se tornar o primeiro turista espacial.
Quando a estadia de Tito terminar, a NASA enviará à agência Russa uma listagem de despesas de forma a conseguir uma parte do ''preço do bilhete'' pago pelo milionário.
O turismo espacial poderá em curto prazo tornar-se uma forma de financiamento das agências espaciais, existindo mesmo empresas como a SpaceAdventures que afirma ter mais de mil clientes interessados em viajar para o espaço.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação