|
A direcção da ICANN, entidade que gere os domínios na Internet, já conta com cinco novos membros eleitos um por cada região do globo. A eleição foi aberta a todos os cibernautas registados.
Designada pela administração Clinton em 1998, a direcção do ICANN é composta por 19 membros, 9 seleccionados por grupos directamente envolvidos com domínios, 9 membros escolhidos pela comunidade cibernauta em geral e um presidente.
Após dois anos de intensas discussões sobre o método a utilizar (método indirecto ou directo), chegou-se a um compromisso que definiu a eleição directa de 5 membros da direcção (saídos da comunidade cibernauta), ficando os restantes a aguardar um estudo sobre a melhor solução a adoptar.
Para esta eleição, e apesar de terem chegado à ICANN 158 mil registos, apenas 76 mil inscrições foram consideradas válidas devido a vários problemas técnicos que ocorreram nos seus servidores, que não estavam preparados para uma adesão tão significativa. O número total de votantes foi de 34.035 eleitores.
Também a activação do direito de voto não correu da melhor forma. A activação era feita após a recepção de um número de identificação pessoal (PIN) por correio tradicional. No entanto, segundo o Centro Carter, organização que supervisionou a eleição gerida e coordenada pela Election.com, a recepção dos PIN não foi muito eficaz, nomeadamente ''em países onde os serviços postais são lentos ou pouco fiáveis''.
Apesar de tudo, as eleições foram consideradas ''razoavelmente livres, abertas e competitivas''.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|