Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Primeiro quasar de tipo 2 visualizado

Buracos Negros: Mais uma evidência?

Buraco negro no centro da galáxia

Buraco Negro com tamanho médio

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  29/03/2001 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Buraco Negro anão
 
  Buraco Negro anão Astrónomos americanos descobriram um novo buraco negro de pequenas dimensões na zona limítrofe da Via Láctea, que está a entusiasmar os cientistas por ser facilmente observável.

Já havia sido localizado com exactidão no centro da nossa galáxia utilizando o observatório Keck no Havai, mas só através de observação indirecta.

O novo buraco negro encontrado está a cerca de 6000 anos-luz da Terra, tem uma estrela na sua órbita que completa uma círculo em sua volta a cada quatro horas. Este movimento extremamente rápido permitiu enquadrar a presença do novo Buraco Negro.

O facto de o Buraco Negro se situar na zona limítrofe da nossa galáxia e não estar muito distante permite uma observação relativamente fácil, o que está a entusiasmar os cientistas.

A descoberta foi efectuada pelo telescópio do Observatório MMT (Multiple Mirror Telescope), a operar no Arizona, que conseguiu observar durante um período de inactividade das emissões de raios X a massa do Buraco Negro. A estrela que roda em torno do Buraco Negro está a ser sugada devido às enormes forças de gravidade envolvidas, projectando o gás da estrela a tal velocidade que este emite raios X.

Os cientistas calculam que este Buraco Negro tem apenas 6 vezes mais massa que o Sol, ao passo que o Buraco Negro que se situa no centro da nossa galáxia teria cerca de 2,6 milhões de vezes a massa do Sol.

< Notícia anterior
Clonagem humana não!
Notícia Seguinte >>
Venda de leitores de MP3 aumentará


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação