Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
G.SHDSL

Telepac divulga tarifários do NETfast

Pré-registo no serviço ADSL da Telepac

BT Internet rápida em ADSL

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  20/03/2001 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Depois da ADSL vem a SDSL
 
  A British Telecom (BT) deverá lançar, até ao final do mês, o novo serviço SDSL, que permitirá a transmissão de dados bidireccional até aos 8 Mbits por segundo.

O que é estranho é que a maioria dos britânicos ainda está à espera do serviço ADSL (tal como os portugueses), lançado em Agosto de 2000, mas que ainda não cobre a totalidade do território de Sua Majestade.

O novo serviço SDSL (symmetric DSL) permite transmissão de dados, bidireccional, até 8 Mbits por segundo, e já se encontra em fase de testes na região de Ipswich, de acordo com Chris Gibbs, vice-presidente da BT, em declarações à ZDNet UK.

No entanto, Hans-Erhard Reiter, presidente do DSL Forum, afirma que a tecnologia SDSL já foi ultrapassada por um novo standard, designado por G.SHDSL, capaz de transmitir dados mais rapidamente e a distâncias superiores.

Gibbs contrapôs este argumento, afirmando que a BT também já está a efectuar testes com a tecnologia VDSL (Very high-speed Digital Subscriber Line), onde os seus utilizadores poderão beneficiar de velocidades de transmissão até 14 Mbits por segundo. No entanto, ainda subsistem algumas dúvidas técnicas relativamente a este tipo de linhas. Reiter, por exemplo, afirma que a tecnologia VDSL é viável mas apenas através de cabos de fibra óptica levados até casa dos potenciais utilizadores.

Os próprios fabricantes de semicondutores especializados em chipsets DSL já se estão a preparar para o lançamento dos novos serviços. A Westell, que fornece os equipamentos de acesso para SDSL à BT, espera, em Abril deste ano, dar início à construção dos componentes baseados no novo chipset G.SHDSL (Symmetric High-Bit-Rate Digital Subscriber Loop), que também deverá suportar voz sobre DSL (VoDSL).

< Notícia anterior
Jogar xadrez a dinheiro na Internet
Notícia Seguinte >>
I-Cybie, o novo cão-robot


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação