Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Fotos sugerem água em Marte

Mais pistas sobre vida em Marte

Marte com actividades vulcânicas

Lua de Júpiter pode ter água

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  25/01/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Nova evidência de água em Marte
 
  Nova evidência de água em Marte No ano passado imagens recolhidas pela Mars Global Surveyor revelaram formações geológicas que poderiam ter sido criadas por fluxos de água. E agora uma análise mais pormenorizada do meteorito denominado Shergotty Martian proveniente do planeta vermelho parece reforçar esta teoria.

A análise feita pela equipa da Universidade do Tennessee liderada por Harry McSween sugere que água em forma de vapor vinda das profundezas do planeta juntamente com o magma pode ter contribuído muito para o aparecimento desta na superfície de Marte.

Os cientistas descobriram partículas de minerais no interior do meteorito contendo muitos elementos solúveis em água, ao contrário das partículas presentes na superfície do meteorito. Tendo realizado experiências em rocha derretida simulando as condições em que o magma aflorou a superfície de Marte, os cientistas concluíram que o magma que forma o meteorito Shergotty começou a sua ascensão à superfície com cerca de 1,8 por cento de água, o que é muito mais do que se havia cogitado.

Uma vez que o meteorito tem uma idade estimada de 175 milhões de anos, os cientistas chegaram à conclusão de que é plausível ter existido água em Marte num passado geológico bastante recente.

< Notícia anterior
Rede fixa: novos operadores crescem
Notícia Seguinte >>
Microsoft: bronca ou ataque?


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação