Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Electronic Frontier Foundation

Descodificação de DVDs

DeCSS em tribunal americano

Autor de programa para DVD preso

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  22/01/2001 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
DeCSS: continua a saga em tribunal
 
  DeCSS: continua a saga em tribunal A Electronic Frontier Foundation (EFF) tinha entrado com uma acção em tribunal alegando que o impedimento de disponibilizar, via Internet, o software DeCSS (evita o código de protecção dos discos DVD) era uma violência contra a primeira emenda da Constituição americana.

A EFF está a pedir em tribunal que a proibição legal de colocar na Internet o tal programa, ou de fazer hiperligações a sites que o disponibilizem, seja levantada.

Segundo o anúncio da EFF, o tribunal de primeira instância regulou contra este pedido, mas a EFF vai continuar em segunda instância com novos argumentos.

Em Agosto, um tribunal de Nova Iorque tinha decretado ilegal que o site 2600 publicasse informação ou hiperlinks a qualquer assunto relacionado com o programa DeCSS.

A EFF, que está a representar principalmente a 2600 Enterprises, quer que, juridicamente, seja considerado como inconstitucional a restrição à liberdade de expressão no que toca ao uso do programa DeCSS para fins não ilegais. É o caso do estudo do código para fins educacionais.

A batalha legal teve inicio quando a Motion Picture Association of America (MPAA) colocou uma acção contra o 2600 e outros sites, por publicarem informações sobre o programa DeCSS pois este alegadamente violava os direitos de autor. Nesta altura o site 2600 não acatou esta imposição sendo processado por isso.

O já famoso programa DeCSS, que descodifica DVDs com filmes permitindo a sua cópia para o disco do computador, foi criado por um jovem norueguês de 16 anos, motivado pela não existência de nenhum software para Linux que permitisse a visualização de filmes DVD, chegando a ser preso por isso. A descodificação e posterior cópia dos filmes para o disco do computador era a única forma que os utilizadores de Linux tinham ao seu dispor para desfrutar dos filmes em DVD.

< Notícia anterior
Via lança Cyrix III 700 MHz
Notícia Seguinte >>
Fraudes irão aumentar na Internet


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação