Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Intel lança Pentium 4 no dia 20

Pentium 4 já em Novembro

Intel revela detalhes do Pentium 4

Intel anunciou o Pentium 4

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  20/11/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Pentium 4 já à venda
 
  Pentium 4 já à venda Os novos processadores da Intel já estão no mercado, contendo 42 milhões de transístores. Contudo, apesar de ser uma revolução na arquitectura de chips da Intel, parece ainda algo prematuro para o mercado a que se destina.

Com o nome de código Willamette, o Pentium 4 foi lançado hoje e apesar dos analistas considerarem o maior avanço tecnológico dos processadores da Intel desde o Pentium Pro, deixa algo a desejar, em grande parte devido à necessidade de utilização de memórias Rambus que são bastante caras.

A Intel, que estima que a vida útil do Pentium 4 seja de 5 anos, refere que o Pentium 4 consegue melhorias substanciais de processamento, com 25% no encoding de Mp3, 50% no encoding de vídeo, 33% em desempenho de gráficos 3D e é 44% mais rápido em jogos como o Quake 3 Arena, comparativamente ao Pentium III a 1GHz.

Os primeiros computadores equipados com o Pentium 4 da Dell Computer, Compaq Computer e Gateway apresentam preços a partir dos 2000 dólares.

O P4 é inteiramente novo e utiliza a arquitectura Netburst com mais ligações ao resto do computador (quase o dobro do que os Pentium anteriores) o que permite um aumento significativo na velocidade. O reverso destas melhorias introduzidas é que por cada ciclo é menor o número de instruções que podem ser executadas comparativamente com o Pentium III e o rival da AMD, o processador Athlon. Assim, comparativamente, à mesma velocidade de processamento o desempenho do Pentium III e do Athlon pode ser superior à do Pentium 4.

Para contrabalançar esta perca de eficiência a Intel tem o trunfo de ser possível num futuro próximo aumentar a velocidade relógio dos processadores Pentium 4 muito acima dos actuais modelos a 1,4 Ghz e 1,5 Ghz. Actualmente o Pentium III não pode aumentar muito mais a velocidade sem aquecer demasiado e no caso do Athlon , embora tenha mais margem de manobra tem menos perspectivas teóricas de aumento de rapidez se comparado com o Pentium 4.

O P4 suporta 144 novas instruções de streaming SIMD Extension 2 com o dobro de precisão da vírgula flutuante e melhorias na gestão da mémoria cache.

Nas próximas semanas estão previstos os primeiros testes de benchmarks à performance do novo processador, que irão causar animadas discussões entre os peritos sobre a qualidade do processador.

No segundo semestre do próximo ano assistir-se-à a uma nova fase dos Pentium 4 quando a Intel começar o fabrico dos processadores a conectores de cobre de 0,13 micron o que possibilitará um aumento de velocidade de 65%, com menores consumos energéticos e produzindo menos calor, conseguindo uma redução de custos de fabrico em 30%.

< Notícia anterior
Imagens em 3D sem óculos
Notícia Seguinte >>
MP3.com: a saga continua


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação