|
Numa decisão envolta em polémica, a direcção da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) decidiu que os seus cinco novos membros, recém eleitos pelos cibernautas, não poderão participar no encontro anual da organização, que se irá realizar entre 13 e 16 de Novembro na Califórnia.
A consequência directa desta decisão é a impossibilidade de os novos membros darem a sua opinião sobre os novos domínios de topo a criar pela ICANN. Esta decisão causa ainda mais estranheza quando a eleição destes membros pretendia aumentar a democraticidade do orgão que faz a gestão dos domínios de topo na Internet.
Designada pela administração Clinton em 1998, a direcção do ICANN é composta por 19 membros, 9 seleccionados por grupos directamente envolvidos com domínios, 9 membros escolhidos pela comunidade cibernauta em geral e um presidente.
Após dois anos de intensas discussões sobre o método a utilizar (método indirecto ou directo), chegou-se a um compromisso que definiu a eleição directa de 5 membros da direcção (saídos da comunidade cibernauta), ficando os restantes a aguardar um estudo sobre a melhor solução a adoptar.
Dos cinco novos membros, dois deles são conhecidos pelas críticas à anterior direcção, o que pode demonstrar os conflitos latentes no interior da ICANN.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|