DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  23/06/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Segurança Biométrica
 
  Segurança Biométrica A Biometria é a resposta que muitas empresas propõem para a segurança do futuro. Chaves ou mesmo cartões de faixa magnética podem brevemente ser considerados peças de museu.

A Biometria entende-se como a identificação automática de uma pessoa baseado nas suas características fisiológicas (como as impressões digitais) ou comportamentais (a forma como escreve por exemplo), que são únicas de individuo para individuo. Algo que dantes parecia apenas ficção cientifica e hoje é já um caminho para o futuro.

Este método de identificação biométrica é notoriamente preferível a métodos convencionais que envolvam passwords ou números PIN uma vez que exige a presença física da pessoa a identificar no ponto de identificação. Em algumas técnicas biometricas mais seguras é virtualmente impossível enganar o sistema. Além disso não existe o problema de esquecer a password, ou ter esquecido o cartão de acesso.

Chaves e cartões? Isso era antes...
O método biométrico de identificação é pois apontado como seguro caso venha a subsistuir o uso do PIN no acesso à sua conta bancária nas máquinas Multibanco. Pode evitar o acesso fraudulento de caixas ATM (Multibanco), telemóveis, computadores, redes informáticas e todo um sem número de sistemas ou locais ''físicos'' cujo acesso é controlado.

As chaves e cartões magnéticos podem ser roubados ou falsificados, as respectivas passwords roubadas ou esquecidas. O método biométrico resolve este problema ao identificar propriedades únicas em cada ser humano que muito dificilmente pode ser imitado (se não mesmo impossível).
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem321".] Existem actualmente vários sistemas biométricos de identificação em tempo real, sendo os mais populares os que se baseiam em impressões digitais e reconhecimento facial. No entanto existem outros formatos como a analise à retina, à voz, geometria da mão, escrita ou mesmo a forma como se usa o teclado.

Que aplicações tem?
A tecnologia envolvida na Biometria tem evoluído rapidamente nos últimos anos não só pelo aumento das capacidades de processamento, como o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos ''periféricos'' (como câmaras e scaners) que têm tornado viável (física e economicamente) o desenvolvimento de aplicações e dispositivos biométricos.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem320".] A identificação biometrica tem inúmeras aplicações. Algumas das mais visíveis nos próximos anos serão sem dúvida a sua introdução em ATMs, uma vez que muitos bancos americanos têm já planos para que até 2001 surjam surjam estes sistemas nas suas máquinas de levantamentos. Muitas empresas têm já sistemas desses em funcionamento nos seus escritórios e só nos Estados Unidos as empresas que comercializam sistemas biométricos esperam ter vendas no valor de mil milhões de dólares em 2001! A própria Microsoft não quer perder o comboio...

Os sistemas
Reconhecimento de impressões digitais
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem322".] Uma scanner diferencia a luz refletida pelos padrões das impressões digitais de um dedo, identificando o seu possuidor. É o sistema mais barato e popular do ''mundo'' biométrico, sendo também bastante seguro. O unico senão é que não pode ser utilizado para controlar grandes quantidades de utilizadores.

Reconhecimento da íris
Uma câmara reconhece os circulos e padrões da íris humana identificando assim o utilizador. É o sistema que assegura a maior segurança pois é difícil reproduzir a irís da vista humana de forma a enganar estes sistemas. É bastante prático e cómodo pois não implica um contacto físico do utilizador com a câmara, mas têm como senão ser o sistema-tipo mais caro. Os peritos recomendam este sistema em prisões de alta segurança e em centrais nucleares ou bases militares.

Reconhecimento facial
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem323".] Câmaras ajudam a medir e a reconhecer as fisionomias e os traços do rosto humano através de pontos de referência (olhos, nariz, etc.). Não requerendo contacto físico, pode mesmo ser utilizado sem o conhecimento de quem está a ser sondado. Embora mais falível (um bigode postiço pode passar) tem grandes potencialidades, nomeadamente em aeroportos. Este método é um dos mais caros sistemas de biometria.

Reconhecimento de voz
Microfones ajudam a análise da voz e das ondas sonoras de forma a identificar o utilizador. É o ideal para o controlo de acesso num computador e é relativamente barato. No entanto é bastante falível e se estiver rouco ou constipado pode não identificar utilizador...

Multi-reconhecimento Biometrico
A combinação de vários sistemas biometricos torna o reconhecimento mais preciso, mas obviamente encarece os custos.

James Bond e o Bigbrother
É certo que de tecnologias em reconhecimento de voz; de impressões digitais; ou da íris parecem vir directamente de um filme do agente 007 James Bond, mas no entanto é já uma realidade. Infelizmente estas tecnologias aproximam-nos da aterradora sociedade que George Orwell apresenta no seu livro ''1984'' em que o Grande Irmão monitoriza toda a humanidade...

Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação