Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/jogos/analises/jogana69.html


Silkolene Honda Motocross GP

Honda Motocross GP apresenta o manual em português e uma instalação que não oferece grande dificuldade, aparecendo logo no início um ecrã onde configuramos o jogo de acordo com o nosso sistema.

É de realçar que sem uma placa aceleradora 3D não conseguimos ter o rendimento nem a beleza gráfica das fotos aqui apresentadas.

Além da opção de Campeonato onde corremos as 14 pistas disponíveis podemos ainda competir numa única pista onde fazemos os treinos e qualificações antes da prova e ainda a corrida rápida onde somos colocados directamente na linha de partida.
Podemos escolher as motas entre as cilindradas de 125, 250 e 500cc, sendo que a dificuldade aumenta de acordo com a potência com a possibilidade de regular várias características mecânicas como a taxa de compressão do motor, relação da caixa de velocidades, tipo de pneus, travões, suspensão além de afinações mais avançadas a nível da geometria da moto (peso, ângulo entre suspensão e quadro, etc.), peso e raio das rodas e curso e compressão da suspensão. Todos estes parâmetros são reflexos de um modelo físico bastante preciso reflectindo comportamentos diferentes da mota consoante a sua configuração.

Este modelo físico é bastante evidente nos saltos, embates e na dificuldade em pilotar a mota quando esta começa a ficar avariada. O único ponto negativo acontece numa situação específica dos saltos: se a trajectória que fizermos no ar durante o salto ultrapassar os limites da pista o piloto perde automaticamente o equilíbrio e controlo da moto, o que pelo menos nos dá um momento de graça ao ver o piloto a rolar pelo chão.

Gráficos e inteligência artificial
O motor gráfico faz um bom uso dos efeitos especiais como a névoa, efeito de luz nas câmaras e uma tem grande precisão na perspectiva das imagens do cenário. Os pilotos e as motas apresentam as suas sombras consoante a posição da luz e é visível a projecção de gravilha quando utilizamos a visão da câmara traseira.
A inteligência artificial do jogo usa uma lógica aleatória onde os pilotos controlados pelo PC nunca se comportam da mesma maneira e nem sempre seguem a melhor trajectória dos circuitos. Se, por exemplo, corrermos no mesmo circuito várias vezes, o piloto que consegue a vitória varia consideravelmente. Para quem possui as colunas ideais, o som 3D oferece uma componente aliciante uma vez que somos capazes de ouvir o som das outras motas de acordo com a sua posição e distância.


Em resumo
Silkolene Honda Motocross GP apresenta excelentes gráficos, bom som e boa jogabilidade sendo com certeza aos apreciadores do género uma opção na hora de escolher um jogo de motocross.


Em Portugal este jogo é distribuido através da Porto Editora .



Voltar à página anterior

Página principal