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  21/09/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Antevisão: Star Wars Galactic Battlegrounds
 
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Star Wars Galactic Battlegrounds é o nome do novo jogo de estratégia em tempo real que está a ser desenvolvido pela Lucas Arts, sendo outra tentativa da empresa neste género de jogos, uma vez que o anterior Force Commander não obteve o sucesso desejado.

Entretanto, Galactic Battlegrounds também está a criar alguma controvérsia por utilizar o motor 2D do Age of Empires 2 da Microsoft, apesar das unidades por ele representadas apresentarem grandes detalhes e serem em grande número.

Muitas semelhanças?!
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Ao analisarmos essa versão preview de Galactic Battlegrounds, podemos dizer que o jogo está fortemente baseado na já conhecida fórmula repetida em vários jogos de estratégia em tempo real. Aqui, mais uma vez, o jogador terá de recolher e gerir recursos que, por sua vez, serão utilizados na construção das bases e unidades militares.

Mas é de fácil percepção a sua semelhança com o Age of Empires 2, não só por partilhar o mesmo motor 2D, mas pela semelhança entre as regras de ambos os jogos. Em Galactic Battlegrounds avançamos por quatro ''eras'' que propiciarão o aparecimento de novas tecnologias e melhoramentos para as unidades, tendo inclusive a opção de construir e reconstruir as quintas, para o fornecimento de comida (onde é que já vimos isto?).

Estão presentes no jogo seis diferentes campanhas, que, como é lógico, fazem alusão às temáticas do universo de Star Wars. Na primeira campanha, que podemos considerar um tutorial, temos de colonizar um planeta com os Wookies (povo de Chewbacca). É aqui que nos será ensinado como construir a base, recolher recursos, administrar as batalhas, etc.

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Nas outras campanhas teremos a oportunidade de controlar a Trade Federation e os seus exércitos de andróides; os Gungans, com os quais teremos de parar com uma guerra civil; o próprio Império na luta contra os rebeldes; e uma campanha onde a nave da princesa Leia é abatida e acaba por cair num planeta, tendo de lutar mais uma vez contra o Império.

Galactic Battlegrounds mostra-se rico em termos de unidades e construções, totalizando mais de 300. Algumas delas apresentam características especiais, como o caso dos cavaleiros Jedi e dos Sith Lords, que são conseguidos após a construção de templos.

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Em relação às unidades, o jogo apresenta-se equilibrado pois, para cada unidade inimiga com determinadas características, existe quase sempre uma unidade que podemos construir para combatê-la. Deste modo, seja que facção escolher, o jogador poderá sempre contar com diversidade estratégica.

Além das campanhas o jogo também apresenta os combates simples, que são disputados em mapas gerados aleatoriamente pelo programa. Como não poderia deixar de ser, estará incluído um editor de cenários, onde os fãs de Star Wars poderão dar asas à sua imaginação, podendo inclusive elaborar as suas próprias campanhas e jogá-las em rede local ou pela Internet.

Espera da versão final
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Para já, podemos dizer ao leitor que Star Wars Galactic Battlegrounds não acrescenta nada de novo, apresentando todos os usuais elementos dos jogos de estratégia em tempo real. O que poderá ser a grande motivação é a temática, pois o nome e a história de Star Wars são bastante apelativos.

Mas para quem gostou de Age of Empires, este será um ''terreno'' bastante conhecido.

A versão analisada foi um preview e, como tal, poderá sofrer alterações. Mas como o lançamento comercial do jogo está previsto para o próximo mês de Novembro, não são de esperar demasiadas modificações, devendo esta ser uma versão muito próxima da final.



Gráficos Som Interesse Total
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Autor: Lucas Arts
Sistema recomendado: Não divulgado
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