DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

1 Abr 2002 por Adriano Nobre  
Serviço fixo: novos prestadores aumentam quota

Os últimos dois trimestres de 2001 revelaram um aumento da quota de mercado por parte dos novos prestadores do serviço fixo nacional.

 

DIGITO Formação Digito Formação

Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003

Introdução ao ASP 7 Mar 2003

eCommerce 7 Mar 2003

MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003

 

 

O terceiro e quarto trimestre de 2001 reflectiram uma consolidação de mercado por parte dos novos operadores do serviço fixo em Portugal, com uma aumento de quota, medida em minutos, dos 8,1 para os 10 por cento, segundo dados revelados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

De acordo com o comunicado da Anacom, o principal instrumento de penetração destes prestadores continua a ser o tráfego internacional, com 27,2 por cento do tempo medido em minutos. Nas ligações nacionais, incluindo chamadas locais, regionais e interurbanas de voz entre fixos, a penetração é menor (9,4 por cento), embora tenha verificado um acréscimo relativamente ao terceiro trimestre (7,6 por cento).

O acesso directo representou 92 por cento de todo o tráfego, em minutos, encaminhado durante o período analisado. Este é o tipo de acesso mais utilizado nas ligações nacionais (92,6 por cento), enquanto nas ligações internacionais o registo se situa nos 75,5 por cento.

Relativamente ao volume total de chamadas telefónicas nacionais e internacionais, a Anacom registou um aumento de 5,1 por cento no último trimestre, equivalente a cerca de 4 mil milhões de minutos de chamadas.

Nesse período de tempo, o número de acessos principais também aumentou (0,6 por cento), ascendendo aos 4,4 mil milhões, tendo-se verificado uma tendência para a redução do número de acessos analógicos (0,3 por cento) e para o aumento dos acessos digitais (5,1 por cento).

A taxa de penetração dos acessos fixos situa-se, actualmente, em 42,6 por cada cem habitantes, sendo que, do total de parques de acesso instalados (acesso directo), 97,8 por cento são comercializados pela PT Comunicações.

No final do quarto trimestre, eram 29 os prestadores do serviço fixo de telefone licenciados, dos quais 16 se encontravam em actividade.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China