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ICP testa operadores móveis

O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) iniciou, pelo segundo ano consecutivo, um conjunto de testes à qualidade de serviço prestado pelos três operadores móveis: Optimus , Telecel e TMN . As medições tiveram início durante o mês de Abril, sendo de esperar a divulgação dos primeiros resultados durante o Verão. A avaliação incidirá sobre um conjunto de indicadores, com grande interesse público, tais como: a acessibilidade, que consiste na verificação da capacidade de estabelecimento de chamadas a partir de uma rede móvel; a cobertura, que pretende avaliar os níveis de sinal; e a qualidade auditiva, que mede a perceptividade das conversações. Os testes cobrem 30 cidades, incluindo todas as capitais de distrito e as zonas suburbanas de Lisboa e Porto, bem como 10 dos eixos rodoviários mais frequentados em Portugal, incluindo auto-estradas, itinerários principais e complementares e estradas nacionais. Este ano, a amostra foi estendida às ilhas da Madeira, S. Miguel, Terceira, Pico e Faial. Para tal, são utilizados equipamentos específicos, propriedade do ICP, que garantem uma intervenção humana quase nula. A imparcialidade do estudo reside no facto de o estabelecimento de chamadas se proceder, em simultâneo, pelas e para as três redes móveis. Os testes debruçam-se, também, sobre as ligações Fixo-Móvel e Móvel-Fixo, que serão mantidas durante um período pré-determinado de cem segundos, o tempo médio de cada chamada observado, durante o ano passado, pelas estatísticas do ICP. Os testes são realizados sempre em movimento. A avaliação, a realizar pelo ICP, pretende estabelecer indicadores gerais do comportamento das redes, por amostragem, em momentos específicos, pelo que os seus resultados não são exaustivos, nem reflectem o comportamento das redes em todos os momentos.

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