Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3735.html


Internet cresce rápido demais

Dados estatísticos estão a indicar que a Internet está a crescer, em termos de uso e complexidade, a um ritmo demasiado rápido para que a infra-estrutura técnica da própria Internet a consiga acompanhar.

Segundo um artigo da Network World Fusion , a comunidade de engenheiros que gere a estrutura da Internet está preocupada com dados que estão a exigir uma ''vistoria'' cuidada para determinar se há necessidade de intervir no protocolo de comunicações que controla o tráfego de dados através da Internet.

Segundo os dados da Internet Engineering Task Force (IETF) poderá surgir a necessidade de melhorar a ''maquinaria'' da rede antes do previsto, embora não hajam ainda motivos para alarme.

As definições por onde se encaminha o tráfego nos routers do backbone (ou espinha dorsal) que suporta a rede Internet quase duplicou nos últimos seis meses, causando alguma instabilidade.

A este ritmo de crescimento é possível prever que dentro de 18 meses, a Internet poderia estar perante o esgotamento da capacidade de processamento dos routers, pondo em causa o funcionamento da rede.

Entre um ponto da rede e outro, os dados seguem um caminho pré-estabelecido através dos routers. Uma vez que estes estão com alguma ''carga'' o tempo de resposta aumenta e consequentemente o tempo que demora a estabelecer a ligação entre dois IPs, um problema que parece estar a crescer.

Para resolver esta situação a IETF poderá vir a ter que redesenhar protocolo actual de routing, o BGP , ou estabelecer de raiz um novo , o que se poderá traduzir no aumento de custos para os ISPs.


Voltar à página anterior

Página principal