Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3642.html


Preços: AMD segue Intel

Depois da Intel ter anunciado uma redução nos preços dos seus processadores, ontem foi a vez da Advanced Micro Devices (AMD) tomar uma atitude semelhante, baixando os preços dos processadores Duron e Athlon .

A redução dos preços rondou os 20 por cento. O Athlon a 1.2 GHz com um sistema bus de 266 MHz passará a custar 294 dólares, em pacotes de mil unidades (estes valores dizem respeito aos preços praticados aos retalhistas) enquanto que a versão a 850 MHz custará 120 dólares.

A redução dos preços das versões do Athlon também deverá estar relacionada com a introdução no mercado da versão a 1.3 GHz, que deverá ocorrer na CeBit , a realizar em Hannover, na Alemanha, entre 22 e 28 de Março. Para além disso, e de acordo com fontes citadas pela CNET, a primeira versão do Athlon para computadores portáteis deverá surgir no próximo dia 19 de Março.

No entanto, os retalhistas que vendem processadores da AMD têm conseguido negociar valores inferiores aos ''preços oficiais'' apresentados. Esta situação tem ocorrido regularmente, nomeadamente para os distribuidores que compram em grandes quantidades e que negoceiam directamente com a empresa. A Intel também oferece descontos de acordo com a quantidade comprada mas não entra em negociações directas.

Este procedimento tem servido para aumentar a popularidade dos processadores da AMD, uma vez que apresentam preços mais competitivos do que os da sua rival Intel.

Um Athlon a 1 GHz pode ser encontrado no mercado com um preço que se situa entre os 167 e 175 dólares enquanto que um Pentium III, também a 1 GHz, custa entre 250 e 260 dólares. Um Celeron da Intel a 800 MHz custa 120 dólares, contra os 60 dólares de um Duron a 800 MHz.


Voltar à página anterior

Página principal