Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3639.html


50 mil cruzes suásticas na Internet

De acordo com a Only Solutions, existem cerca de quatro mil sites de índole racista na Internet, tendo sido identificadas mais de 50 mil cruzes suásticas num total de mil milhões de sites inspeccionados.

Esta informação foi avançada ontem, dia 6, em Paris por Beátrice Métraux, do Instituto suíço de Direito Comparado, na sequência de uma audição parlamentar sobre um projecto para uma convenção do Conselho da Europa de luta contra a cibercriminalidade, de acordo com a Agência Lusa.

Métraux adiantou ainda que 85 por cento destes sites são de origem norte-americana. Outros países identificados foram, por exemplo, a Alemanha, Suécia, Finlândia e Áustria.

A maioria dos sites são gratuitos e fáceis de encontrar. Mas mais grave, segundo Métraux, são ''os sentimentos de impunidade e anonimato que incitam os simpatizantes destes movimentos a agruparem-se e a protagonizarem actos de violência, tais como a elaboração de listas negras de personalidades inimigas dos skinheads''.

Recentemente, o Yahoo e a sua subsidiária GeoCities eliminaram cerca de 44 sites com conteúdo racista. Esta medida surgiu na sequência da deliberação de um tribunal francês contra os leilões de objectos nazis que ocorriam no seu site. Segundo a lei francesa, é proibida a exibição e venda de material de índole racista.


Voltar à página anterior

Página principal