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Optimus apresenta resultados de 2000

A Optimus anunciou hoje que acabou o ano de 2000 com mais 600 mil clientes, tendo atingido os 1 410 408 clientes. Apesar disso, no último trimestre do ano, conseguiu menos clientes do que as suas concorrentes, tendo atingido 257.356 novos utilizadores contra 344 mil novos clientes da TMN -Telecomunicações Móveis Nacionais e 295,2 mil da Telecel Vodafone .

No final de 2000, os utilizadores dos planos tarifários pré-pagos representavam 81,5 por cento do total de clientes da operadora, contra os 83,2 por cento registados no ano anterior.

Com um volume de negócios que ascendeu a 91,8 milhões de clientes (representa um crescimento de 89 por cento ao ano), a Optimus viu crescer a sua receita média por cliente em cerca de cinco por cento, alcançando os 6.431 escudos, que juntamente com a baixa do custo de angariação de cada cliente (passou para 6.095 escudos), permitiu à operadora móvel da Sonae.com alcançar o break-even operacional. Ainda no que diz respeito à receitas, é de realçar que, no quarto trimestre de 2000, a transmissão de dados representou 10,9 por cento do total de receitas de clientes, fechando o ano com uma média de 30 SMS por cliente e 56,5 milhões de mensagens em toda a sua rede.

O investimento em 2000 ascendeu a 43,3 milhões de contos, dos quais cerca de 20 milhões relativos à licença de UMTS que a Optimus obteve em Dezembro de 2000.

Também a Sonae.com duplicou o seu volume de negócios (104,65 milhões de contos), com um valor consolidado de 107,42 milhões de contos. No entanto, os prejuízos ascenderem aos 8,7 milhões de contos, com a Novis a contribuir com 5,68 milhões de contos de prejuízos , a Optimus com 1,63 milhões de contos de lucros e a Matrix (engloba os activos de Internet da Sonae.com entre os quais o jornal Público , o portal Clix e a Rádio Nova) com 644 mil contos de prejuízos.

A Novis fechou o ano de 2000 com mais de 191 mil clientes de acesso indirecto (120 mil são residenciais) e 197 de acesso directo, 58 dos quais utilizando FWA (acesso fixo via rádio). Já o Clix, viu o seu número de utilizadores activos crescer cerca de 40 por cento, atingindo os 177 mil, tendo registado 25,3 milhões de visualizações.


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