Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3564.html


Carnívoro muda de nome

Já há algum tempo que se gerou uma polémica em torno do Carnívoro, o sistema utilizado pelo FBI para a investigação de potenciais criminosos que é capaz de pesquisar grande quantidade de informação em pouco tempo, nomeadamente recolhendo dados a partir dos e-mails do suspeito e dos seus hábitos de navegação na Web.

Considerando uma violação ao direito de privacidade, a EPIC (Electronic Privacy Information Center) colocou um processo contra o FBI em meados do ano passado para que este revelasse detalhes sobre o funcionamento do Carnívoro.

Na tentativa de acalmar os ânimos, o FBI achou a solução de mudar o nome do sistema para DCS1000 que, segundo a organização, ''está completamente dissociado de uma imagem negativa''.
Segundo o porta-voz do FBI, Paul Bresson, ''o nome Carnívoro ficou associado a um predador e acabou por ajudar as pessoas a conceber imagens demasiado negativas a respeito do sistema, e o novo nome não está associado a nada''.

Depois desta atitude do FBI algumas críticas já surgiram, condenando a organização. Na opinião de David Sobel da EPIC, ''Não é o nome que preocupa as pessoas, mas sim a forma de operar do sistema''. Outras críticas dizem que o FBI está a enganar-se, pensando que uma simples mudança de nome dará um fim à polémica.


Voltar à página anterior

Página principal