Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3563.html


AMD com nova arquitectura de bus

A Advanced Micro Devices anunciou formalmente a sua tecnologia HyperTransport que permite transportar mais rapidamente informação entre os componentes dos computadores.

A tecnologia HyperTransport, que antes era denominada por Lightening Data Transport, pode atingir picos de transferência de dados até 6,4 GB por segundo, tornando possível aos chips de um PC, aparelhos de comunicações e até componentes em rede comunicarem entre si até 24 vezes mais rápido do que as actuais tecnologias.

Na Platform Conference 2001 , Charles Mitchell, o responsável pela estratégia de produtos da AMD, anunciou que a tecnologia HyperTransport vais estar já disponível em chip sets que suportam os processadores Athlon da AMD. Segundo Mitchell esta tecnologia poderá ser utilizada em PCs, routers e até mesmo em consolas de jogos.

Todos os processadores em desenvolvimento na AMD vão tirar partido desta arquitectura, inclusive o processador com o nome de código SledgeHammer que será o primeiro processador da AMD de 64 bits, que deverá ser laçado no início do próximo ano.

A AMD afirma que já tem já 100 parceiros estratégicos que participam no desenvolvimento da tecnologia HyperTransport das quais se destacam a Broadcom Corporation, Cisco Systems, NVIDIA e a Sun Microsystems. Está previsto que ainda este ano surjam os primeiros frutos destas parcerias com a comercialização de produtos que usem a tecnologia HyperTransport da AMD.


Voltar à página anterior

Página principal