Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3437.html


Serviço i-mode japonês chega à Europa

A NTT DoCoMo , a maior operadora de telefones móveis japonesa (31 milhões de subscritores em Junho de 2000), anunciou hoje a venda do seu serviço de Internet móvel i-mode para a operadora holandesa KPN Mobile (KPN) e a italiana Telecom Italia Mobile (TIM), indicou a Agência Lusa .

O lançamento do serviço está previsto para o final deste ano, englobando não só estes dois países mas também os operadores de outros países (Bélgica, Alemanha, Áustria, França, Grécia, Espanha e Turquia) relacionados com a KPN e a TIM. A finalização do acordo está prevista para o próximo mês de Abril.

O i-mode foi lançado em Fevereiro de 2000 e conta actualmente com 17 milhões de subscritores. Permitindo um acesso permanente à Internet através do telemóvel, o i-mode apresenta uma velocidade de transmissão de dados de 9,6 Kbps. No entanto, a operadora japonesa irá introduzir, na próxima Primavera, uma nova versão do sistema, com transmissão de dados da ordem dos 384 Kbps.

O objectivo desta parceria é iniciar a comercialização do i-mode antes do lançamento dos telemóveis de terceira geração (UMTS), aproveitando o espaço de tempo até 2002 ou, mais realisticamente, 2003. Também neste campo, a NTT DoCoMo já anunciou que será a primeira operadora do mundo a lançar o serviço UMTS, previsto para Maio, no Japão.


Voltar à página anterior

Página principal