Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3283.html


Um mouse que lê impressões digitais

A Siemens apresentou oficialmente um mouse que identifica as impressões digitais denominado ID Mouse , capaz de reconhecer os utilizadores do computador.

O ID Mouse usa tecnologia biométrica tomando partido dos padrões das impressões digitais de um dedo para identificar o seu possuidor. Um sensor com 1,3 centímetros quadrados, com 65 mil terminais, permite identificar todos os detalhes da impressão digital. O sensor é suficientemente eficiente para identificar um utilizador autorizado mesmo que este tenha algum corte na ponta do dedo.

Através do mouse só os utilizadores autorizados são capazes de ter acesso aos computadores, pois caso a impressão digital não seja reconhecida o sistema do computador não arranca. Desta forma é possível evitar a utilização de passwords e simultaneamente aumentar a segurança.

O ID Mouse foi apresentado pela fabricante germânico na feira ITU Asia Telecom 2000 a decorrer em Hong Kong e foi desenvolvido pela PSE TechLab , uma empresa da grupo Siemens.

O ID Mouse requer o sistema operativo Windows 98 ou superior e uma ligação USB, estando já à venda por 129 dólares (cerca de 30 contos).


Voltar à página anterior

Página principal