Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3181.html


Caçando ficheiros MP3 ilegais na Net

A empresa CantaMetrix anunciou que vai continuar o desenvolvimento da sua tecnologia MusicDNA, que é capaz de identificar e monitorizar milhões de ficheiros mp3 e de outros ficheiros musicais na Internet e determinar se são legais ou não.

O MusicDNA é uma extensão do sistema de busca de músicas, capaz de reconhecer, classificar e recomendar sites de download de ficheiros musicais. Combinando a tecnologia DSP (Digital Signal Processing) e modelação psico-acústica (que deriva da conversão para ficheiro digital e é única de ficheiro para ficheiro), a CantaMetrix diz ser capaz de identificar milhões de ficheiros.

Segundo a CantaMetrix cada música contem um padrão de som único que é passível de ser diferenciado digitalmente, conseguindo o sistema determinar qual o tema, o autor e mesmo o álbum que o ficheiro musical contêm, independentemente do nome atribuído ao ficheiro.

Usando o MusicDNA Analyzer um motor de busca pode apontar a ficheiros que tenham sido identificados como legais e não pirateados evitando assim problemas legais com os direitos de autor.

A empresa acredita que a indústria musical poderá adoptar este sistema de registo e monitorização que permitirá aos artistas identificar o uso dos seus conteúdos na Internet e verificar se está a ser remunerado pelo seu uso ou não.

A CantaMetrix que tem vindo a desenvolver MusicDNA, conseguiu financiamento para assegurar que o projecto continuasse através de dois grupos de investimento europeus e do investimento directo do famoso músico Eric Clepton e da empresa American VC.


Voltar à página anterior

Página principal