Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3067.html
AMD e Intel em guerra de preços
Os grandes fabricantes de processadores, a Intel e a Advanced Micro Devices , estão a entrar numa guerra de preços, fazendo preços de desconto aos seus stocks. Segundo alguns analistas esta ''luta'' está apenas a começar.
Para estes, tudo se deve ao abrandamento da procura de processadores na Europa e nos Estados Unidos no mercado empresarial, que os fabricantes não tinham previsto originando alguns stocks excedentários. A quebra de procura está mesmo a afectar bastante a Intel pois está envolvida em grandes investimentos para fazer face à competição aguerrida da AMD. A Intel gastou este ano 6 mil milhões de dólares e uma guerra de preços com a AMD não poderia vir em pior altura.
Por seu turno a AMD tem apresentado resultados positivos acima do esperado e os seus processadores têm vindo a igualar, senão mesmo a superar em termos de performance, os modelos da rival Intel. Além disso o seu processador topo de gama, o Athlon, tem vindo a sofrer baixas de preços sucessivas que o tornam mais barato que modelos inferiores da Intel.
Nos próximos meses ainda não vai ser notória a baixa de preços nos processadores graças a esta concorrência, mas no primeiro semestre do próximo ano este problema do mercado deve atingir o clímax.
Os analistas acreditam que a Intel já não estava ''habituada'' a ter um competidor à altura e, num mercado mais ou menos estagnado em termos de procura, um corte dos preços de venda pode trazer sérios danos à empresa.
Voltar à página anterior
Página principal