Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2785.html


Licenças UMTS alemãs batem recorde

O leilão para atribuição das licenças UMTS na Alemanha terminou ontem. O Governo alemão encaixou mais de 10 mil milhões de contos pela atribuição de doze licenças para utilização das frequências dos telemóveis de tecnologia UMTS, mais conhecidos como os telemóveis da terceira geração (depois dos analógicos e do GSM).

São números verdadeiramente astronómicos, que representam mais de metade do PIB português. Analistas temem que estes valores possam significar investimentos demasiado elevados para as operadoras europeias, porque ao custo das licenças é necessário somar os custos da montagem das redes.

Para rentabilizar todo este investimento, as empresas poderão praticar tarifas irreais na utilização dos telemóveis UMTS, tornando a nova tecnologia inacessível à maioria dos consumidores europeus.

Hoje ainda foi anunciada a abertura do concurso para a atribuição de licenças em França. Ao contrário do que aconteceu na Alemanha e no Reino Unido, onde as licenças forma atribuídas por leilão, em França as licenças são atribuídas após a análise dos dossiers dos candidatos.

Igual procedimento será levado a cabo em Portugal. O concurso foi aberto no passado dia 1 de Agosto e irá terminar no dia 29 de Setembro. Cada operador vencedor terá que pagar 20 milhões de contos por licença.

Os telemóveis UMTS não deverão funcionar no espaço europeu antes de 2002.


Voltar à página anterior

Página principal