Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2608.html


FBI investiga e-mails com computador

Nos Estados Unidos o FBI (Federal Bureau of Investigation) já está a causar alguma controvérsia em questões de privacidade por utilizar um computador com um sistema denominado ''Carnívoro''. Este está a ser utilizado para investigar informações contidas em milhões de e-mails num curto espaço de tempo.

O ''Carnívoro'' é essencialmente um computador pessoal com um sistema especializado que foi elaborado nos laboratórios do FBI em Quantico, tendo sido escolhido este nome devido a capacidade do sistema de ler uma enorme quantidade de dados em pouco tempo.

A utilização deste sistema já está a levantar críticas na indústria da Internet, principalmente os fornecedores de acesso à Internet que se vêem obrigados a ter um ''Carnívoro'' anexado aos seus sistemas protegido por uma grade, sendo os agentes do FBI os únicos com acesso à máquina.

Assim sendo o Governo Americano tem, teoricamente, acesso não só aos e-mails mas também em uma série de transacções digitais, desde a transferências bancárias e compras on-line, até ao simples navegar na Web. No entanto a legislação americana não parece possuir grandes argumentos contra a utilização deste sistema devido ao próprio secretismo das investigações do FBI.


Voltar à página anterior

Página principal