Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2532.html


Tarifários dos telemóveis vão mudar

O ICP vai impor uma medida que obrigará os operadores móveis a baixarem os custos de chamadas para as outras redes. Segundo o semanário Expresso , a TMN, a Telecel e a Optimus vão ter de alterar as tarifas até ao próximo dia 1 de Outubro.

O preço das chamadas efectuadas entre as diferentes redes móveis e entre os telemóveis e a rede fixa terão de baixar, e em simultâneo, os preços das chamadas dentro da mesma rede podem aumentar.

A medida do Instituto das Comunicações de Portugal tem por objectivo a protecção dos consumidores, que estarão a pagar chamadas invulgarmente caras, pretendendo aumentar a transparência tarifária dos operadores.

Aquele organismo realizou, entretanto, um estudo de qualidade às três redes de telemóveis portuguesas e concluiu que há falhas pontuais, em especial em Lisboa e Porto, onde se constatou algumas situações em que as redes GSM estão saturadas.

No estudo do ICP sobre a qualidade das redes GSM, o desempenho dos três operadores revelou que cerca de 60% das chamadas realizadas através das redes da TMN e da Telecel apresentam boa qualidade áudio, subindo o índice para valores próximos dos 75% no caso da Optimus. Quanto à capacidade das redes estabelecerem e manterem chamadas de voz, o documento conclui que é '' globalmente boa '', colocando as redes nacionais em pé de igualdade com as francesas e as inglesas.

Os índices de cobertura são considerados bons, apesar de subsistirem algumas situações pontuais de "zonas sombra" devidas na maior parte das situações, observa o trabalho do ICP, '' à morfologia do terreno ou a elementos artificiais que impedem a normal propagação radioeléctrica ''.


Voltar à página anterior

Página principal