Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2482.html


Submarinos enviam emails

A Marinha de Guerra Americana testou com sucesso uma tecnologia desenvolvida pela empresa americana Benthos que permite o envio de correio electrónico de um submarino submerso a mais de 120 metros de profundidade até a uma base militar a mais de 5 quilómetros de distância.

Segundo o comunicado da Benthos foi a primeira vez que um submarino submerso e em movimento foi capaz de comunicar com a base sem revelar a sua localização, uma vez que não foi necessário vir à superfície ou colocar uma antena à tona.

O sistema de comunicações usa modems acústicos que enviam dados digitais através de energia sonora que podem ser enviadas a longas distancias sem o recurso a cabos. Para envio de emails a distâncias superiores ao que é possível enviar dados via som é possível usar bóias de retransmissão ou mesmo modems submersos no fundo do oceano.

Os emails são enviados a 2.400 bytes por segundo, o que se pode considerar algo lento se compararmos com os modems '' convencionais '', mas é uma grande velocidade ao nível das ondas sonoras.

Esta tecnologia foi desenvolvida com o subsídio do comando central Space and Naval Warfare Systems da marinha de guerra Americana mas terá aplicações civis, nomeadamente na exploração do fundo dos oceanos.


Voltar à página anterior

Página principal