Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2423.html


Japão: Internet líder em notícias

A rede mundial de Internet aumentou a sua importância no Japão como fonte de notícias urgentes e é superada apenas pela televisão, segundo um estudo do instituto de investigações da Mitsubishi .

Enquanto 86,3 por cento dos inquiridos souberam por intermédio da televisão do acidente nuclear no Japão ocorrido em Tokaimura em Setembro de 1999, 4,5 por cento tomaram conhecimento do desastre pela Internet.

As pessoas que se ligaram à Internet para seguir o desenvolvimento dos acontecimentos em Tokaimura chegaram aos 9,2 por cento, dos quais cerca de 60 por cento visitaram as edições on-line dos jornais nacionais. Apenas 3,5 por cento souberam do acontecido pela rádio e 3,2 por cento através dos jornais.

O inquérito, levado a cabo através da Internet junto de 12 mil pessoas, revelou ainda que 4,8 por cento dos participantes contactaram amigos e familiares por e-mail para saber se estavam bem depois do acidente, enquanto 6,6 por cento o fizeram por telefone de linha fixa e 4,7 por cento por telemóvel.


Voltar à página anterior

Página principal