Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2363.html


Japão limita radiação dos telemóveis

As autoridades japonesas planeiam impor restrições à emissão de radiação nos telemóveis, alarmadas com os eventuais riscos de saúde que podem apresentar este tipo de radiações.

Segundo o ministério dos Correios e Telecomunicações do Japão, esta medida vai estar de acordo com estudos internacionais nesta áreas que indicam que a exposição máxima à radiação de um telemóvel deve ser inferior a 2 watts por quilograma do peso do utilizador.

As autoridades estão agora a tentar encontrar uma forma de implementar a medida. O número de telemóveis em uso no Japão no fim de Abril foi estimado em 58 milhões, ou seja cerca de metade da população adulta utiliza telemóvel.

Recentemente um comité formado pelo governo britânico para estudar o impacto dos telemóveis na saúde dos seus utilizadores, pretende recomendar que todos os aparelhos contenham um aviso relacionado com potenciais riscos inerentes à sua utilização.

Apesar de não estar ainda provado que existe uma relação entre as radiações emitidas pelo telemóvel e qualquer problema de saúde, alguns países já mostram preocupações acerca dos hipotéticos danos que as radiações emitidas por telemóveis possam causar.


Voltar à página anterior

Página principal