Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2331.html


Suspeito autor do ILOVEYOU libertado

As autoridades filipinas libertaram o suspeito da autoria do vírus ILOVEYOU , que havia sido preso na Segunda-feira, por falta de provas que justificassem a sua presença sob detenção. O suspeito, Reomel Ramones de 27 anos que trabalha num banco e que reside nos arredores de Manila foi preso pela autoridades filipinas após ter recebido uma queixa de um servidor de Internet segundo a qual o ILOVEYOU procedera do registo atribuído ao endereço de Ramones.

Segundo a lei filipina em vigor, caso se prove a culpabilidade de Ramones na autoria e difusão do vírus ILOVEYOU, este incorre numa pena de 6 meses a 6 anos. Caso fosse julgado nos Estados Unidos pelo mesmo crime estaria sujeito a uma pena de 8 a 20 anos.

Ramones afirma a sua inocência e diz que foi vítima de um erro de identificação. As autoridades que revistaram a casa do suspeito não conseguiram reunir provas cabais que justificassem que o suspeito aguardasse julgamento na prisão(não existia um computador em casa de Ramones mas apenas algumas disquetes que ainda estão a ser processadas por técnicos).

Subsistem no entanto dúvidas acerca do autoria do vírus e existe a possibilidade de Reomel Ramones ter sido utilizado como bode expiatório pelo verdadeiro ou verdadeiros hackers responsáveis pelo vírus.


Voltar à página anterior

Página principal