Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2317.html


Nova variante do ILOVEYOU

Uma nova variante do vírus ILOVEYOU está a espalhar-se pela net, tendo já chegado a Portugal.

O vírus ILOVEYOU, que se espalhou por todos os cantos do globo em apenas 24 horas e infectou milhares (possivelmente milhões) de computadores tem já uma nova variante que chega numa mensagem com o assunto ''joke'' e inclui um ficheiro anexo chamado ''Very Funny.vbs''. Esta nova variante aparenta ser igual ao ILOVEYOU sendo a única diferença o nome do ficheiro.

Apesar de ontem o vírus ILOVEYOU ter tido uma enorme cobertura mediática e os utilizadores se terem apercebido do perigo de abrir ficheiros anexos a mensagens de e-mail, esta nova variante aparenta estar a espalhar também a uma grande velocidade, tendo inclusive chegado já a Portugal.

Os principais fabricantes de anti-vírus já lançaram novas definições para detectar o ILOVEYOU mas uma vez que o ILOVEYOU não é tecnicamente um vírus (é um worm), os principais anti-vírus apenas o detectam e não o removem por completo.
As instruções para remoção manual de todos os vestígios do ILOVEYOU já estão descritos, por exemplo, numa página da Symantec.

Apesar de muitos órgãos de comunicação social terem gerado muita confusão sobre os métodos de infecção do ILOVEYOU, os utilizadores apenas ficaram afectados caso abram o ficheiro que vem junto da mensagem ou eventuais ficheiros do tipo .vbs e .js (entre outros) que estejam em computadores de utilizadores já afectados.


Voltar à página anterior

Página principal