Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1143.html


Via Net.Works compra Esoterica

O grupo norte-americano Via Net.Works está a comprar diversos ISPs um pouco por todo mundo, e em Portugal o ISP escolhido foi a Esoterica.

O grupo norte-americano Via Net.Works já comprou oito fornecedores de acesso à Internet: Artinternet (França), bART Den Haag (Holanda), Dialdata Internet Systems (Brasil), GTM (Alemanha), I-Way e U-Net (Inglaterra), MediaNet Ireland (Irlanda) e Via Net Works Argentina.
A juntar-se a estes ISPs surge agora a Esoterica , comprada na sua totalidade pela Via Net.Works por um valor que se situa entre os 2 e os 2,5 milhões de contos.

Este grupo pretende criar uma infra-estrutura de telecomunicações que interligue os vários ISPs e que lhes permita usufruir de linhas internacionais mais baratas e de conectividade partilhada, reduzindo os custos operacionais dos ISPs do grupo e aumentando a qualidade das ligações.

''A Via Net.Works está a consolidar os seus ISPs e a criar uma rede global, fornecendo às empresas (por nós compradas) capital para crescerem, uma rede de dados de qualidade e eficácia superiores, custos de transporte (de dados) mais baixos, um melhor atendimento ao cliente e inovações a nível dos serviços prestados'' afirmou um responsável deste grupo quando foi adquirido um dos ISPs britânicos.

Os ISPs comprados pela Via Net.Works, incluindo a Esoterica, não vão mudar de nome porque o grupo considera bastante forte o reconhecimento dos nomes dos varios ISPs nos países onde estão implantados.
Apesar da Via Net.Works ter comprado 100% do capital da Esoterica, os ex-sócios vão continuar a gerir a empresa (excepto o grupo LusoHolding que detinha 70% e saiu por completo).

A Via Net.Works foi fundada em 1996 e angariou, até à data, 180 milhões de dólares (35 milhões de contos) de investimento, principalmente dos grupos norte-americanos Verio, Centennial Funds, Telecom Partners, Norwest Equity Partners e Chase Capital Partners. Segundo responsáveis da Via Net.Works o objectivo é continuar a comprar ISPs na Europa e América Latina, onde o mercado de Internet é muito novo e tem um potencial de crescimento muito grande.


Voltar à página anterior

Página principal