InterAd ad
 

DIGITO   Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação  

 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  26/10/98 - João Beltrão Enviar por email   Versão impressora
Controlar o computador com a mente
 
  Um homem tetraplégico do estado norte-americano da Georgia tornou-se o primeiro homem a controlar um computador com o cérebro.

Um homem de 53 anos conhecido apenas pelas suas iniciais JR recebeu um implante no cérebro do tamanho da ponta de uma caneta que lhe permite controlar algumas funções de um computador com os seus pensamentos.

O Dr. Phillip Kennedy da Universidade de Emory, que desenvolveu este implante, explica :
"Pedimos ao paciente que pense sobre movimento; isto faz com que um sinal seja enviado do seu cérebro para o pequeno implante que por sua vez envia uma mensagem para o computador (...) é como se o paciente estivesse a manipular um botão de ligar/desligar(...) ao pensar numa actividade a actividade eléctrica numa dada parte do cérebro aumenta e envia uma mensagem para controlar o cursor".

Embora a pesquisa sobre esta matéria se tenha iniciado há 12 anos, a tecnologia ainda está na sua infância, revela o Drº Kennedy.
Para já o paciente que recebeu o implante, e que se encontra em estado grave, apenas consegue enviar os comandos de cima, baixo, esquerda e direita.

O grande entrave ao desenvolvimento desta tecnologia, dizem os médicos envolvidos no projecto, tem sido a falta de dinheiro, já que estes médicos estão a desenvolver o projecto no seu tempo livre porque têm poucos apoios financeiros.

< Notícia anterior
Walkman para MP3 já pode ir para as lojas
Notícia Seguinte >>
Ogilvy investe na Internet e apoia Ciberdúvidas


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação