A BMG Entertainment anunciou que irá utilizar tecnologia da SunnComm que permite a criação de CDs protegidos contra cópia.
De acordo com a ZDNet, a BMG irá utilizar a tecnologia MediaCloq, que impede a gravação de músicas de um CD para um computador. Para já, a tecnologia será apenas testada num número limitado de CDs promocionais, sendo que a BMG decidirá mais tarde se irá utilizá-la para fins comerciais.
Esta é apenas mais uma tecnologia utilizada pelas editoras discográficas no sentido de protegerem os seus direitos. Um dos exemplos foi a utilização de tecnologia da empresa israelita Midbar por parte da subsidiária alemã da BMG. No entanto, este teste não teve grande sucesso, dado que os consumidores queixaram-se de que os seus leitores não conseguiam ler os CDs.
Para Sami Valkonen, vice-presidente sénior da BMG Distribuição, nos testes efectuados na Alemanha foi utilizada uma versão muito ''primária'' da tecnologia da Midbar, situação já resolvida pelo lançamento de uma segunda versão dessa mesma tecnologia. Valkonen adiantou ainda que, para além da SunnComm e da Midbar, a BMG também está a realizar testes com outras empresas, como é o caso da Macrovision.
A SunnComm não divulga pormenores sobre a tecnologia utilizada, referindo apenas que é aplicada na fase de produção dos CDs - ao nível da codificação - para que as pessoas não possam efectuar gravações das músicas.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação