Cientistas em Espanha identificaram uma nova forma de fungo, que será responsável pela destruição de compact discs. Tudo parece indicar que o organismo se alimenta dos componentes dos CDs.
Um geólogo do Museu de História Natural, em Madrid, descobriu um fungo pertencente à família Geotrichum em CDs provenientes de Belize, na América Central, noticiou a BBC.
Pensa-se que a propagação do fungo poderá só ocorrer em ambientes com muita humidade e elevadas temperaturas. Marc Valls, do National Centre for Biotechnology, explicou que o fungo ataca a extremidade do disco consumindo o plástico e até o alumínio, o organismo inutilizou os CDs.
De acordo com especialistas, é invulgar os fungos atacarem materiais criados pelo homem, como os plásticos. Aliás, segundo Javier Garcia-Guinea, do departamento de Geologia do museu, este é o primeiro caso documentado de um ataque a CDs, mas acrescentou que têm surgido relatos, provenientes de várias partes do mundo, semelhantes aos descritos recentemente.
Em declarações à BBC, Garcia-Guinea declarou: ''Este ano, recebemos vários e-mails do Panamá, Costa Rica e Guatemala, relatando casos semelhantes em países tropicais''.
Marc Valls já fez saber que não há razão para alarmes, já que o fungo só ataca em determinadas circunstâncias e salientou os aspectos positivos da descoberta: a habilidade dos micro-organismos para destruir produtos feitos pelo homem pode ser útil no tratamento do lixo. ''A Natureza é inteligente. Todos os materiais criados pela humanidade, mais cedo ou mais tarde, serão eliminados por algum organismo''.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação