DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Aimster é alvo da RIAA

Aimster 3.211

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  25/05/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
RIAA processa Aimster
 
  RIAA processa Aimster

Depois do Napster e do Scour, a Recording Industry Association of America (RIAA) decidiu instaurar um processo contra o Aimster, no Tribunal Federal de Nova Iorque, alegando também violação dos direitos de autor. Uma nova novela começa.

De facto, os responsáveis da RIAA defendem que a troca de ficheiros através do Aimster é feita da mesma forma que no Napster, pelo que incorre em violação das leis de protecção dos direitos de autor.

Esta notícia, divulgada pela CNET, aparece numa semana bastante má para o Aimster, dado que na passada segunda-feira, dia 21 de Maio, perdeu os direitos sobre o domínio Aimster.com para a AOL Time Warner.

O Aimster é um software ''tipo-Napster'', desenvolvido por um grupo de programadores de Troy, que permite a troca de ficheiros, musicais e não só, entre os utilizadores do AOL Instant Messenger. O Aimster cria listas de pessoas (buddy lists) dispostas a trocar ficheiros. Em seguida, e através da tecnologia open-source utilizada pelo Gnutella (criada por programadores da Nullsoft), cria conexões entre as pessoas que constam das listas.

Segundo os responsáveis pelo programa, a principal diferença em relação ao Napster é o facto de criar uma barreira à entrada, ou seja, a troca de ficheiros é feita na sua essência, entre amigos, para uso privado. Esta situação é perfeitamente legal de acordo com a Audio Home Recording Act.

No entanto a nova versão 3.211 inclui um plug-in para ao Napster, o que vem contrariar um pouco o ''espírito'' legal do programa.

Para contrariar esta ideia, os responsáveis pelo Aimster entraram em contacto com um tribunal de Nova Iorque para que lhes fosse facultada uma espécie de declaração onde estivesse claro que o serviço não violava a lei dos direitos de autor nos Estados Unidos. até ao momento o juiz ainda não tomou nenhuma deliberação.

De acordo com a CNET, a Motion Picture Association of America também está a preparar um processo judicial contra o Aimster.



< Notícia anterior
ICP licencia REN
Notícia Seguinte >>
TV por cabo quase com um milhão


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação