DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Programa Internet na Escola

Internet nas escolas primárias

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  03/05/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Existe acesso à Internet nas escolas?
 
  Existe acesso à Internet nas escolas?

Afinal nem tudo são rosas no Programa Internet na Escola, frequentemente citado pelo Ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, como um exemplo de sucesso da política do Governo no incentivo à Sociedade da Informação.

De facto, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Fernando Pessoa, e citado pela Lusa, a maioria dos alunos portugueses (58 por cento) está insatisfeita com o modo como pode utilizar a Internet na escola, nomeadamente no que diz respeito ao número de computadores disponibilizados, à velocidade de acesso à Internet e também ao livre acesso ao equipamento informático.

O estudo mostra que 55 por cento dos alunos precisa de se inscrever previamente paara utilizar os computadores. Apenas em 27.8 dos casos existe livre acesso a esses terminais.

No entanto, nem tudo é negativo dado que a escola foi o primeiro local de acesso à Internet para 41,6 por cento dos inquiridos e continua a ser o local de entrada na rede mais frequente em 40,8 por cento dos casos.

O estudo indica ainda que a maioria dos alunos utiliza a Internet para navegar (47,4 por cento), para aceder a serviços de chat (29,1 por cento) e para trocar correio electrónico (19,4 por cento).

Quanto aos conteúdos mais vistos, na lista de preferências dos alunos portugueses estão na frente os jogos, a música, as anedotas e o desporto. Quanto aos conteúdos pornográficos, são mais vistos do que os conteúdos pedagógicos (5.3 por cento contra 4.4 por cento respectivamente).

Um dado preocupante é o facto de 53.5 por cento dos alunos inquiridos nunca terem ouvido falar no programa Internet na Escola.

O estudo foi efectuado tendo como base as respostas contidas em 631 inquéritos, dos quais apenas 541 foram considerados válidos, apresentados a alunos do Secundário e do terceiro ciclo do Ensino Básico de oito escolas dos concelhos de Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Barcelos e Braga.



< Notícia anterior
Napster cai 36 por cento em Abril
Notícia Seguinte >>
DeCSS: a batalha continua no tribunal


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação