O projecto de computação distribuída via Internet para investigar medicamentos que auxiliem na luta contra o Cancro, patrocinado pela Intel e lançado a 3 de Abril já conta com mais de 270 mil voluntários.
O projecto é dirigido pela Oxford University com a tecnologia peer-to-peer de computação destribuida da United Devices. Projectado para decorrer ao longo de um ano tem já uma resposta acima das expectativas.
Em vez dos utilizadores terem os seus computadores desligados, ou em stand-by, eles podem ser usados em experiências científicas como simulações de drogas para a cura do cancro, que já começam a ser distribuídas para vários computadores através da Internet.
Em apenas duas semanas já foram processadas mais 15 milhões de horas. Os cálculos efectuados tentam encontrar moléculas que possam interagir com proteínas associadas ao cancro, buscando assim novos medicamentos no combate ao cancro.
Os participantes voluntários contribuem com o tempo em que os seus computadores estão menos activos, altura em que um programa ''cliente'' (que varia conforme o tipo de projecto a que se destina) inicia os cálculos necessários.
Os resultados são enviados para um servidor central via Internet que os compila e devolve outro ficheiro para os participantes, para que outros cálculos possam ser efectuados nos computadores.
O download do programa está disponível para quem quiser contribuir para a descoberta da cura do cancro.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação