Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Supercomputadores domésticos

 
  Pub
3º aniversário da Digito
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  30/03/2001 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Toshiba revela mais dados sobre o Cell
 
  O microprocessador Cell da Toshiba terá uma arquitectura de raiz que lhe permitirá trabalhar em redes de banda larga e ser capaz de funcionar em multi-processamento.

Para colocar a potência de um supercomputador num micro-chip as distâncias entre os componentes do circuito serão inferiores a 0,1 mícron (ou seja 1/10.000 de milimetro). Actualmente os chips mais pequenos são fabricados a 0.13 mícron.

Numa entrevista dada à Nikkei, o director técnico da Toshiba, Yasuo Morimoto, revelou mais detalhes técnicos sobre o novo microprocessador que se espera venha a equipar a Playstation 3. O Cell está baseado numa arquitectura costumizável capaz de ser modificada de acordo com as exigências de processamento - num design modular. Uma das suas características principais é a capacidade de actuar em multi-processamento.

Há duas semanas a Sony Computer Entertainment, a IBM e Toshiba anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de microprocessadores mais potentes que o Deep Blue da IBM para o mercado doméstico.

Segundo Morimoto, o Cell pode operar em conjunto fazendo juz ao seu nome - vários chips processando dados em conjunto como as células de um tecido. O Cell poderá equipar telemóveis até servidores de topo graças à capacidade de ''actuar'' em conjunto.

As três empresas afirmaram que vão investir mais de 400 milhões de dólares num projecto que pretende produzir microprocessadores com capacidade de processamento na ordem de 1 teraflop (um bilião de cálculos de vírgula flutuante por segundo).

A memória de RAM poderá ser partilhada de um chip para outro , com um infra-estrutura de memoria NUMA. O início da produção do ''Cell'' só deverá ocorrer em 2004.

< Notícia anterior
Teleweb já tem opções de tarifa plana
Notícia Seguinte >>
PT de 'mãos largas' no lacete local


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação