Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Fundação para a Computação Científica Nacional

10 milhões de domínios

Novo serviço de registo de domínios

registos on-line

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  01/02/2001 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Novos domínios .PT
 
  Novos domínios .PT A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) anunciou hoje as novas regras que irão reger o registo de novos domínios em Portugal a partir de 5 de Fevereiro. A partir desta data, domínios terminados em .net.pt, .gov.pt, .org.pt, .edu.pt, .int.pt, .publ.pt, .com.pt e .nome.pt também passarão a ser geridos pela FCCN.

O aumento do número de possibilidades para registar domínios em .pt foi justificado por Pedro Veiga, presidente da FCCN, como uma forma de ''repartir o espaço de endereços sob .pt'', com o objectivo de facilitar a ''acomodação'' das várias entidades e sectores de actividade.

O registo de nomes genéricos, que até agora não podia ser feito, passa a ser possível, abrindo o registo de domínios a pessoas singulares ou profissionais liberais. Poderão ser registados nomes com um mínimo de 3 caracteres (podem ser apenas algarismos), e as marcas registadas exigem o pedido de um registo equivalente à marca, válida por seis meses.

Pedro Veiga enunciou ainda um conjunto de novas regras que irão procurar ''melhorar a qualidade do serviço prestado''. Assim, a partir das 12 horas da próxima segunda-feira, será possível efectuar registos on-line em domínios .com.pt, os utilizadores com dúvidas irão dispor de um ''atendimento telefónico alargado'', com número azul (808201039) e poderão pagar o seu domínio no Multibanco.

Quanto ao preços, foi adoptado um novo tarifário, onde é retomada a figura da taxa de submissão, que será cerca de 5.814 escudos, mas que não é aplicada aos domínios .com.pt (neste caso aplica-se apenas um preço de manutenção bienal de 11.628 escudos). O preço de manutenção do registo é agora de 11.628 escudos (IVA incluído) e é cobrado de dois em dois anos. Os domínios .nome.pt serão mais baratos. A taxa de submissão é 2.005 escudos e o preço de manutenção 5.012 escudos.

Para mais tarde fica a possibilidade de registar estes domínios através dos ISPs (registo on-line) e também o registo on-line dos domínios .nome.pt. Neste último caso será utilizada uma assinatura digital para validar os documentos.

< Notícia anterior
Sapo muda de aparência
Notícia Seguinte >>
Matsushita desenvolve nova bateria


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação