|
A TDK anunciou que até ao fim do ano vai lançar um gravador CD-ROM RW que usa uma nova tecnologia de armazenamento que triplica a capacidade de armazenamentos dos CDs. Na Consumer Electronics Show , a TDK anunciou formalmente que no próximo Outono já vai lançar este produto no mercado.
A tecnologia MultiLevel Recording (ML), que a TDK tem vindo a desenvolver através de várias parcerias, é capaz de utilizar 8 escalas de cinzento com 3 bits por ponto conseguindo um armazenamento de 24 bits. Através de microscópio, a superfície do disco gravado aparece, continuamente, como luz brilhante ou escurecida, ao contrário dos discos gravados de forma tradicional onde existem pontos claros ou escuros.
De acordo com a TDK será possível gravar 2 Gbytes de dados à velocidade de 36X em discos especialmente formatados que custam cerca de 450 escudos, o que é uma evolução face aos actuais gravadores de CD-ROM que conseguem apenas 700 Mbytes a velocidades de 12X. A TDK tem mesmo planos para posteriormente atingir 2,6 e 3,2 Gbytes de armazenamento por disco.
Apesar desta tecnologia proporcionar uma melhoria em armazenamento de dados, Kuni Matsui, o presidente da TDK, não pretende substituir o DVD, mas alcançar um produto com custos muito reduzidos e de elevada qualidade capaz de competir com algumas propriedades dos discos da plataforma DVD. A sua tecnologia pode inclusivé ser incluída no DVD.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|