Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Reino Unido quer vigiar Internet

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  04/12/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Canivoro inglês pode ir a tribunal
 
  Canivoro inglês pode ir a tribunal O governo inglês poderá ser processado no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por causa da proposta de instalação de um sistema de monotorização de chamadas telefónicas e Internet, feita pelos serviços secretos britânicos.

Activistas dos direitos cívis ingleses consideram que se trata um atropelo aos direitos humanos e de protecção de dados, consagrados na legislação da Grã-Bretanha e ameaçam levar o caso às instâncias europeias caso o projecto seja aprovado.

O projecto eleborado pela National Criminal Intelligence Service em estrita ligação com os serviços secretos de Sua Magestade, o MI5 e o MI6, tenciona reter os dados de todas as chamadas e emails durante 7 anos.

Já em Julho havia sido aprovado pelo parlamento inglês uma nova legislação que conferia ao governo poderes para exercer ''escutas'' a todas as comunicações via Internet.

Os custos da construção da ''central'' de vigilância necessária ascendem a 8 milhões e meio de contos, e será um departamento gerido pelo MI5, usando o nome código de GTAC (Government Technical Assistance Centre).

Na altura, o governo inglês negou que a gestão do departamento seria feita pelos serviços secretos britânicos mas antes pelo National Criminal Intelligence Service.

No entanto as dificuldades técnicas e económicas envolvidas podem inviabilizar este projecto uma vez que seria necessário ''ligar'' os cerca de 400 fornecedores de Internet à central de vigilância e o seu custo de funcionamento ascenderia a cerca de 10 milhões de contos, só no primeiro ano.

< Notícia anterior
Estação Espacial com painéis solares
Notícia Seguinte >>
Chat Room da CIA: Capítulo final


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação