|
As mascotes dos Jogos Olímpicos de Sidney - Syd, Millie e Olly - estão muito mais descansadas.
Ao contrário do que tem acontecido em eventos anteriores, todo o merchandising relacionado com as Olimpíadas tem uma arma 100% eficaz no combate à contrafacção: uma tinta invisível que contém ADN de um atleta australiano não identificado.
Peluches, T-shirts, pins, bonés, canecas e todo o restante merchandise serão produzidos tendo esta tinta como um dos seus componentes-chave.
''A tinta contendo o ADN é absolutamente eficaz contra falsificações'' disse Catherine McGill, um dos elementos do Comité Organizador.
McGill anunciou ainda que uma brigada de ''logocops'' (uma espécie de brigada fiscal), composta por 60 elementos, irá percorrer várias cidades australianas em busca das falsificações, equipados com scanners especiais capazes de detectar a tinta com ADN.
A tinta foi desenvolvida pela DNA Technologies. Esta empresa está já a pensar comercializar a sua tecnologia para ser utilizada noutras áreas, nomeadamente na indústria farmacêutica e de cosméticos, para além de poder ser utilizada em passaportes e bilhetes de identidade.
Para já são os desportos colectivos e o meio artístico que procura mais este tipo de autenticação. Um dos casos é o de Thomas Kinkade que incorporou o seu próprio ADN nas assinaturas das suas obras de arte.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|