|
A Motorola anunciou o lançamento do seu primeiro telemóvel GPRS ainda este ano, antecipando-se às suas mais directas concorrentes, como é o caso da Nokia, Ericsson ou Siemens.
O lançamento do primeiro telemóvel de tecnologia GPRS está previsto para o último trimestre deste ano. As suas mais directas concorrentes prevêem o lançamento dos seus telemóveis GPRS para o início de 2001.
A Motorola tenta desta forma liderar o mercado da tecnologia de transmissão de dados GPRS, que permite aumentar substancialmente a velocidade de transmissão de 9,6 kbits por segundo, até agora disponível nas redes GSM, para valores que podem atingir os 115 kbits por segundo. É por isso um meio-termo entre a tecnologia GSM (utilizada nos telemóveis actuais) e a tecnologia UMTS (permitirá velocidades na ordem dos 2MBits por segundo).
Apesar de os telemóveis serem uma peça fundamental para esta tecnologia (obviamente) é necessário montar uma infra-estrutura completa para a sustentar.
Neste lançamento antecipado o que os analistas questionam é o facto de os operadores móveis ainda não terem as suas infra-estruturas montadas. Assim pode correr-se o risco de existirem telemóveis sem infra-estruturas onde estes possam entrar.
No entanto, como diz o ditado popular ''Candeia que vai à frente, ilumina duas vezes''.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|