DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  17/07/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
EMI vende música on-line
 
  A terceira maior editora discográfica do mundo, a EMI Recorded Music, anunciou, na passada sexta-feira, a venda de parte do seu catálogo musical através da Internet. Segundo a empresa, estarão à disposição dos utilizadores da Internet mais de 100 álbuns e 40 singles de artistas como os Smashing Pumpkins, Pink Floyd ou Frank Sinatra. Estão anunciados outros artistas para mais tarde, havendo, no entanto, algum receio de colocar on-line todo o catálogo, nomeadamente as obras dos lendários Beatles.

Os interessados poderão encomendar, pagar e aceder às versões digitais dos seus álbuns preferidos, através de sites como o CDNow ou a Amazon.com. Os preços a praticar deverão ser idênticos aos dos CDs normais.

O anúncio surge numa altura em que as associações de editores tentam combater a pirataria que existe na Internet, nomeadamente através da partilha gratuita de música em formato MP3, que acontece em comunidades como a da Napster ou do MP3.com.

Para evitar a pirataria, cada versão digital terá um código de restrição que limita o número de vezes que cada música poderá ser copiada. Numa primeira fase, as faixas musicais serão comercializadas no formato da Microsoft, o Windows Media Player (aproveitando o lançamento da versão final do Windows Media Player 7). No futuro, também estarão disponíveis no formato da empresa Liquid Audio, que juntamente com a Supertracks e a Amplified, disponibiliza software para venda de música on-line.

O software da Liquid Audio permite gravar duas vezes as músicas para CD e ''deslocá-las'' para aparelhos portáteis, mas apenas três vezes. Apesar de tudo, é possível ouvir essas músicas sempre que quiser. É ainda possível enviá-las por e-mail, mas o receptor apenas conseguirá ouvir 30 segundos da música, sendo-lhe apresentado o site onde poderá obter a versão integral desses registos.

A EMI Recorded Music é uma empresa do grupo britânico EMI, que anunciou a fusão com a Warner Music, que dará resultado à Warner EMI Music. Na totalidade, as duas empresas detêm 20% do mercado total de música, com vendas anuais de 8 mil milhões de dólares.

Em Abril, a Sony Music e a BMG também anunciaram a intenção de comercializar os seus catálogos on-line.

< Notícia anterior
Em órbita quatro anos depois
Notícia Seguinte >>
Novos domínios até final do ano


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação