|
A Telecel demonstrou ontem a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service), que tem vindo a testar desde o início do ano.
A Telecel tem previsto um investimento de 2,5 milhões de contos na infraestrutura do GPRS, tecnologia que irá aumentar substancialmente a velocidade de transmissão de dados, de 9,6 kbits por segundo, até agora disponível nas redes GSM, para valores que podem atingir os 115 kbits.
Para António Coimbra, vice-presidente da Telecel, ''o GPRS permite acessos mais rápidos e a menores custos, com a possibilidade de estarem sempre on-line e serem apenas tarifados pelo volume de informação transmitida''. Isto porque o GPRS utiliza a comutação por pacotes e não por circuitos (permite segmentar a informação que é transmitida por pacotes, sem que os circuitos lhe estejam permanentemente alocados, como acontece no GSM).
A disponibilização desta nova aplicação está dependente do fornecimento dos equipamentos terminais no mercado mundial. Segundo a Telecel, e de acordo com indicações dos fabricantes, os custos relativos aos novos equipamentos móveis serão, numa primeira fase, ''20 a 30% superiores aos custos do equipamento da tecnologia WAP''.
Por outro lado, o equipamento actual de WAP não suportará a tecnologia GPRS, pelo que os utilizadores terão que comprar novos aparelhos se quiserem aceder ao GPRS.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|