DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Johnson Space Center

MSE Technology Applications Inc.

Variable Specific Impulse Magnetoplasma Rocket (VASIMR)

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  14/06/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Propulsão a Plasma na missão a Marte?
 
  Um acordo de desenvolvimento tecnológico entre o Johnson Space Center da Nasa e a empresa MSE Technology Applications Inc. poderá estar na base no futuro motor de uma missão tripulada a Marte.

A tecnologia designada Variable Specific Impulse Magnetoplasma Rocket (VASIMR) baseia-se na propulsão a plasma. O plasma, por vezes chamado o quarto estado da matéria, é um gás ionizado (ou com carga eléctrica). As estrelas são constituídas de plasma aquecido a temperaturas de milhões de graus. Uma das propriedades do plasma é ser um óptimo condutor eléctrico, que faz com que se utilizar o campo magnético adequado seja possível acelerar, guiar ou parar o plasma interagindo com este ''estado da matéria'' sem lhe tocar.

Partindo deste principio o motor VASIMR usa três células magnéticas actuando em conjunto, em que a primeira célula ioniza o gás, a segunda amplifica o calor do gás (actuando de uma forma semelhante a um micro-ondas) e a terceira converte a energia num fluxo dirigido de plasma que é expelido resultando em propulsão. A capacidade de variar e modular a exaustão de plasma permite ao motor uma eficiência óptima de propulsão espacial.

O uso deste motor permitiria fazer uma viagem a Marte em apenas 3 meses, conseguindo assim reduzir o tempo de exposição à radiação espacial e à ausência de peso dos astronautas numa missão ao planeta Marte.

< Notícia anterior
Microsoft no mercado de telemóveis
Notícia Seguinte >>
Arsénico já não é só veneno


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação