|
Surgiu uma versão melhorada do pacote de programas Trino que foi aparentemente usado nos ataques deste mês que provocou na altura falhas temporárias de funcionamento nos vários sites norte-americanos visados.
Este novo programa permite aos atacantes infiltrarem-se no computador de qualquer utilizador, através do envio de um ficheiro anexado a um e-mail. Se o utilizador executar o ficheiro anexo à mensagem o programa permanecerá residente em memória sem que o utilizador se aperceba disso e o ''atacante'' poderá posteriormente manipular o programa para que lance um ataque a um determinado alvo.
Isto só será possível, no entanto, se o atacante souber o endereço IP do utilizador no momento em que pretende lançar o ataque, algo apenas possível se o utilizador tiver um IP fixo (as ligações via modem tradicionais têm IP dinâmico que muda entre cada ligação) ou se o atacante conseguir determinar o endereço IP do utilizador por outros meios.
Segundo vários analistas de segurança informática este estratagema pode vir a facilitar futuros ataques destribuídos de ''denial of service attacks'' mas os utilizadores que possuírem um anti-vírus actualizado poderão estar mais protegidos contra a instalação indesejada deste programa já que os produtores de anti-vírus adicionam regularmente detecção, não só para novos vírus, mas também para programas deste género.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|